quinta-feira, 22 de julho de 2010

Os Piratas de Silicon Valley


Piratas de Silicon Valley é um filme que conta a história do nascimento da era da informática, desde o primeiro PC, através da histórica rivalidade entre a Apple e seu Macintosh e a Microsoft, começando desde o primeiro computador, o Altair 8800 do MIT, passando pelo MS-DOS, pelo IBM PC e terminando no Microsoft Windows.
O filme, feito apenas para a televisão, tem como principais personagens, Steve Jobs e Bill Gates e foi escrito e dirigido por Martyn Burke baseado no livro Fire in the Valley: The Making of The Personal Computer, de Paul Freiberger e Michael Swaine.
O filme começa no inicio da década de 1970 durante o período do Movimento da Liberdade de Expressão, e expõe as aflições dos amigos Steve Jobs e Steve Wozniak que formariam a Apple Computer, e os estudantes de Harvard, Bill Gates, Steve Ballmer e Paul Allen que criariam a Microsoft. No inicio dos anos setenta, os computadores, chamados de mainframes, eram de grande porte e ocupavam grandes espaços. Embora não houvesse computadores pessoais como os que tão comodamente encontramos hoje, existia um público ansioso por poder usufruir dessa tecnologia. Steve Jobs e Steve Wozniak desenvolveram uma espécie de primeiro computador pessoal como resultado de intensos trabalhos numa garagem. Eles deram o nome a esse protótipo de Apple, e decidiram fundar uma empresa, a Apple Computer. Numa pequena feira de informática, no lançamento do Apple II, o até então desconhecido Bill Gates é ignorado por Steve Jobs, e este resolve destruir a Apple. Então, Bill Gates e seus amigos criaram a Microsoft e juntaram-se a IBM. Comprou por uns míseros 50 mil dólares, os direitos de um sistema operacional quase pronto, fez algumas modificações, entregou-o a IBM, que por sua vez lançou o IBM PC em 1981.
A partir disto a Apple cria o Macintosh e o Lisa, dois projectos com interface gráfica, ícones que através do mouse guiam à selecção e execução de tarefas. Mas, uma cartada de Bill Gates define a liderança da IBM e da Microsoft no mercado de computadores.Com muita malícia, ele fecha um contracto para fornecer programas para o Macintosh. Quando Jobs percebe, Bill já tinha roubado (ou seja, pegou emprestado e tirou uma cópia) a sua tecnologia e criou o Windows, uma cópia deslavada do Macintosh. O filme termina com a Apple rendendo-se, em 1997, a Bill Gates, coisa que realmente aconteceu.

Sem comentários:

Enviar um comentário