quinta-feira, 22 de julho de 2010

Bordertown


Bordertown, mostra-nos um pouco da realidade de uma cidade no México, Juarez. De alguma forma denúncia uma realidade muitas vezes esquecida por entre o turbilhão de supostas vantagens do comércio livre.
Essa cidade é situada próximo da fronteira entre o México e os Estados Unidos da América, e é uma cidade de maquiladoras, ou seja, empresas imunes às leis trabalhistas. Mais precisamente, são empresas que se aproveitam do tratado entre México, América, Canadá e tendo como associado o Chile, nomeado de NAFTA (North American Free Trade Agreement), para que, numa atmosfera livre de comércio, com custo reduzido troquem mercadorias entre estes países.
Este tratado foi uma expansão do antigo “Tratado de livre comércio Canadá-EUA”, de 1989, e foi propagandeado como a salvação para a economia Mexicana, mas a verdade é que passados muitos anos, mais de metade da população continua a viver na pobreza.
A finalidade deste tratado é:
- Eliminar as barreiras alfandegárias, e facilitar o movimento de produtos e serviços entre os territórios dos países participantes;
- Promover condições para uma competição justa dentro da área de livre comércio;
- Aumentar substancialmente oportunidades de investimento dos países participantes;
- Oferecer protecção efectiva e adequada e garantir os direitos de propriedade intelectual no território de cada um dos participantes;
- Criar procedimentos efectivos para a implementação e aplicação deste tratado, para sua administração conjunta e para a resolução de disputas;
- Estabelecer uma estrutura para futura cooperação trilateral, regional e multilateral para expandir e realçar os benefícios deste acordo.
Em suma, a finalidade é ampliar os horizontes de mercado dos países membros e maximizar a produtividade interna. Tal maximização é obtida por meio da liberdade organizacional das empresas, o que as permite que se instalem, de acordo com suas especializações, nos países que apresentarem menores custos dos factores de produção.
Outro dos temas abordados no filme, é a violação e desaparecimentos das jovens que trabalham nas maquiladoras.

Sem comentários:

Enviar um comentário